Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Ministro da Defesa israelita demite-se devido a cessar-fogo em Gaza

A decisão enfraquece o governo de coligação de Benjamin Netanyahu.

Ministro da Defesa israelita demite-se devido a cessar-fogo em Gaza
Notícias ao Minuto

12:11 - 14/11/18 por Sara Gouveia

Mundo Avigdor Lieberman

O ministro da Defesa israelita, Avigdor Lieberman, anunciou, esta quarta-feira, numa conferência de imprensa, que se vai demitir como forma de protesto contra o acordo de cessar-fogo alcançado ontem com as milícias palestinianas.

A demissão de Libberman, esta quarta-feira, enfraquece o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pois este é também líder do partido Yisrael Beiteinu que faz parte do governo de coligação israelita. A decisão pode provocar eleições antecipadas.

Segundo o ministro, fazer um acordo de cessar-fogo com o Hamas é uma "rendição ao terrorismo". Lieberman, quer uma resposta de Israel mais forte à mais grave escalada de violência entre milícias palestinianas e israelitas, desde 2014.

Recorde-se que as milícias palestinianas de Gaza, incluindo o movimento islamita Hamas, concordaram na terça-feira num cessar-fogo após o lançamento em pouco mais de 24 horas de mais de 460 'rockets' e 160 bombardeamentos israelitas na Faixa de Gaza, com um balanço final de 16 mortos.

A demissão passa a ter efeitos em 48 horas e o cargo será ocupado por Netanyahu de forma interina.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório