Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Secretária de Estado espanhola fugiu aos impostos com sociedade fantasma

María José Rienda usou a empresa para gerir dois imóveis em Granada.

Secretária de Estado espanhola fugiu aos impostos com sociedade fantasma
Notícias ao Minuto

11:38 - 14/11/18 por Sara Gouveia

Mundo Impostos

A secretária de Estado do Desporto espanhola, María José Rienda, usou uma sociedade fantasma - Maria José Rienda Contreras S.L. - para aplicar 1,4 milhões de euros durante o seu tempo como atleta de elite. Rienda, que é também presidente do Conselho Superior de Desporto, terá usado a empresa para canalizar o dinheiro feito com os seus direitos de imagem entre 2004 e 2011.

Segundo o El Mundo, a secretária de estado fez, também, uso da empresa, que tem o marido, Angel Izquierdo, como administrador, para gerir imóveis, mais concretamente um chalé em Ortura e uma cobertura em Motril, ambos em Granada.

As casas geraram uma dívida a longo prazo de 200 mil euros em 2005, que foi atribuída a uma hipoteca da casa familiar. A ex-desportista tem ainda a título pessoal mais três imóveis em seu nome.

A fórmula para tributar contratos de publicidade através de sociedades é hoje vigiada pelo Fisco espanhol, mas foi durante anos comum no mundo do desporto de elite. 

María José Rienda assumiu ao jornal que teve a sociedade naquele momento para gerir os seus ganhos de marketing, mas revelou estar "tranquila" e "em dia" com os pagamentos ao fisco.

A antiga esquiadora, que participou em cinco Jogos Olímpicos de inverno e ganhou várias provas na Copa do Mundo, deixou o desporto em 2011. Nesse momento, a atividade das empresas cessou e desde então Rienda tem estado ligada à política, inicialmente como diretora-geral do Desporto em Andaluzia e desde junho deste ano como secretária de Estado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório