Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

República Checa não vai assinar Pacto Mundial para a Migração da ONU

O Governo da República Checa anunciou hoje que não assinará o Pacto Mundial para a Migração da ONU, que deve ser subscrito em dezembro, em Marraquexe, por 190 países.

República Checa não vai assinar Pacto Mundial para a Migração da ONU
Notícias ao Minuto

09:02 - 14/11/18 por Lusa

Mundo Marrocos

A cadeia de televisão CT24 explicou que o Governo do populista conservador Andrej Babis assegura que não vê refletidas no documento as suas reservas, como a suposta falta de distinção entre migração legal e ilegal.

A rejeição checa junta-se à dos Estados Unidos, Hungria e Áustria. Entretanto, outros países como a Polónia, Austrália e Bulgária anunciaram também a intenção de fazer o mesmo.

"As principais prioridades que a República checa pretende introduzir são a proclamada legalidade não obrigatória e soberania do Estado para decidir quem e sob quais condições deve permitir a entrada (de migrantes) no seu território de acordo com a lei nacional", diz um documento preparado pelo Ministério checo dos Negócios Estrangeiros.

Praga não vê no acordo "um tratamento diferente entre migração legal e ilegal", assim como uma "confirmação das obrigações dos países de origem de receberem seus cidadãos de volta"

Com este pacto global, negociado por cerca de 190 países, a ONU pretende corrigir a falta de uma visão global sobre migração, algo que é necessário para fornecer soluções para este fenómeno.

Há poucos dias, o ministro checo dos Negócios Estrangeiros, Tomás Petricek, reconheceu que a rejeição do pacto poderia acabar por isolar o país na comunidade internacional.

"Espero que consigamos, e esta é uma tarefa do Governo, defender a nossa posição (contrariando o pacto), para que os nossos parceiros estrangeiros a entendam e que esta decisão não nos isole, quando 90% dos países aceitarem o documento", disse o ministro checo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório