Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Arqueólogos chineses encontram vinho com dois mil anos em túmulo antigo

O líquido foi encontrado num recipiente de bronze num túmulo da dinastia Han.

Arqueólogos chineses encontram vinho com dois mil anos em túmulo antigo
Notícias ao Minuto

10:41 - 12/11/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Descoberta

Os arqueólogos da província chinesa de Henan encontraram um recipiente de bronze, com  um líquido no interior, que data de há cerca de dois mil anos e que suspeitam tratar-se de vinho. A bebida foi descoberta num local de escavações a oeste de Xangai, num túmulo da dinastia Han, que durou entre 202 a.C. e 8 d.C..

"São 3,5 litros de líquido amarelo transparente. Cheira a vinho", revelou Shi Jianzhen, diretor do Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia à agência Xinhua, acrescentando que o conteúdo do recipiente vai, agora, ser alvo de análises laboratoriais mais profundas de forma a analisar em pormenor os ingredientes presentes no líquido.

Vinho semelhante ao que foi encontrado já tinha sido descoberto noutros túmulos da mesma época. Licores feitos de arroz ou grãos de sorgo eram usados em grande parte das cerimónias ou rituais de sacrifício na China Antiga e eram habitualmente guardados em recipientes de bronze.

Segundo os investigadores, outra das descobertas importantes desta escavação foi um candeeiro com a forma de um ganso, considerado o primeiro daquele género a ser encontrado na região.

No túmulo, com 210 metros quadrados, foram ainda encontrados vários potes de barro coloridos e artefactos em bronze.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório