Meteorologia

  • 15 OUTUBRO 2019
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 20º

Edição

Arqueólogos chineses encontram vinho com dois mil anos em túmulo antigo

O líquido foi encontrado num recipiente de bronze num túmulo da dinastia Han.

Arqueólogos chineses encontram vinho com dois mil anos em túmulo antigo

Os arqueólogos da província chinesa de Henan encontraram um recipiente de bronze, com  um líquido no interior, que data de há cerca de dois mil anos e que suspeitam tratar-se de vinho. A bebida foi descoberta num local de escavações a oeste de Xangai, num túmulo da dinastia Han, que durou entre 202 a.C. e 8 d.C..

"São 3,5 litros de líquido amarelo transparente. Cheira a vinho", revelou Shi Jianzhen, diretor do Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia à agência Xinhua, acrescentando que o conteúdo do recipiente vai, agora, ser alvo de análises laboratoriais mais profundas de forma a analisar em pormenor os ingredientes presentes no líquido.

Vinho semelhante ao que foi encontrado já tinha sido descoberto noutros túmulos da mesma época. Licores feitos de arroz ou grãos de sorgo eram usados em grande parte das cerimónias ou rituais de sacrifício na China Antiga e eram habitualmente guardados em recipientes de bronze.

Segundo os investigadores, outra das descobertas importantes desta escavação foi um candeeiro com a forma de um ganso, considerado o primeiro daquele género a ser encontrado na região.

No túmulo, com 210 metros quadrados, foram ainda encontrados vários potes de barro coloridos e artefactos em bronze.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório