Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Primeiros combates de rua em Hodeida dão-se em quarteirão residencial

Os primeiros combates de rua ocorreram hoje num quarteirão residencial do leste da cidade portuária de Hodeida, no Iémem, onde as forças pró governamentais tentam quebrar a resistência dos rebeldes huthis, disseram à agência AFP fontes militares.

Primeiros combates de rua em Hodeida dão-se em quarteirão residencial
Notícias ao Minuto

12:12 - 11/11/18 por Lusa

Mundo Iémen

Um dos chefes militares da coligação pró-governamental, liderada pela Arábia Saudita, garantiu que o objetivo da intervenção é "banir" das ruas toda a presença dos rebeldes.

Hodeida, uma cidade portuária estratégica a oeste do Iémen, no mar Vermelho, é a porta de entrada de 75% das importações e da ajuda humanitária internacional ao Iémen.

As forças militares pró-governamentais entraram hoje num quarteirão residencial localizado entre o sul do Hospital do 22 de Maio, o maior da cidade, e a grande avenida conhecida por Sanaa, salientaram as fontes oficiais militares, explicando que as forças leais e os rebeldes lutam em torno do complexo turístico Al-Waha (Oásis).

A ofensiva sobre a cidade de Hodeida, apoiada militarmente pela Arábia Saudita e os Emirados árabes Unidos iniciou-se em junho, mas intensificou-se após 01 de novembro, tendo já morrido mais de 400 combatentes entre os dois lados.

Os rebeldes huthis, que controlam igualmente a capital Sanaa, são apoiados militarmente pelo Irão.

O Iémen é o teatro de uma das piores crises humanitárias no mundo, lembra a ONU - Organização das Nações Unidas, alertando para o facto de 14 milhões civis estarem à beira da fome.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório