Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Trump adota tom mais solidário com incêndios na Califórnia

O presidente norte-americano, Donald Trump, adotou um tom mais compreensivo e solidário na rede social Twitter sobre os devastadores incêndios na Califórnia, que provocaram, pelo menos, 11 mortos.

Trump adota tom mais solidário com incêndios na Califórnia
Notícias ao Minuto

06:04 - 11/11/18 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Depois de ter culpado as autoridades californianas por "absoluta má gestão" e dizer que não havia motivo para "estes massivos, mortais e onerosos", o governante voltou à rede social, horas depois, para referir as dezenas de milhares de hectares queimados e afirmar solidariedade com todos os envolvidos.

"Os nossos corações estão com aqueles que combatem os fogos, com os 52 mil que foram retirados [de casa] e com as famílias dos 11 mortos", lê-se.

"Que Deus os abençoe a todos", escreveu ainda o presidente dos Estados Unidos, que está em França para a comemoração dos 100 anos do final da I Guerra Mundial.

Trump notou que os fogos estão a progredir "muito, muito rapidamente - em alguns casos 80 acres por minuto", pelo que as pessoas devem abandonar os locais e seguir as orientações das autoridades.

O presidente norte-americano aprovou uma declaração de emergência para o estado na sexta-feira, mas referiu, na altura, que esta ajuda não se repetirá no futuro.

Os últimos dados referem que as chamas destruíram mais de 6.700 edifícios, quase todos casas, e que há 35 pessoas desaparecidas.

As ordens de evacuação incluíram a cidade de Malibu, cidade onde habitam inúmeras celebridades de Hollywood.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório