Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

A Califórnia enfrenta mais uma vez o inferno dos fogos florestais

O estado está a ser destruído por três incêndios, um a norte e dois a sul. Há nove mortos a registar e 35 pessoas estão desaparecidas. Donald Trump fala em má gestão das florestas californianas.

Notícias ao Minuto

11:00 - 10/11/18 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

É um cenário que se repete todos os anos, por vezes mais do que uma vez. A Califórnia volta a ser afetada por incêndios florestais de grandes dimensões. Mais precisamente três.

No norte do estado da Califórnia regista-se o mais devastador. O fogo Camp já fez nove mortos e há ainda 35 pessoas que estão desaparecidas. Já entrou na página negra da história da Califórnia como o incêndio mais destrutivo no que a danos estruturais diz respeito. Mais de 6.700 estruturas desapareceram no espaço de dois dias. Só numa cidade, este fogo destruiu 80 a 90% das casas.

No sul da Califórnia há mais dois incêndios a preocuparem habitantes e autoridades, o fogo Hill e o fogo Woolsey. As autoridades da cidade de Malibu têm informações de que foram encontrados dois corpos, mas ainda não há confirmação oficial de que estas mortes estejam relacionados com o fogo Woolsey.

Os incêndios no sul da Califórnia têm sido impulsionados pelos fortes ventos conhecidos como Santa Ana. Estes ventos costumam vêm das zonas montanhosas e de deserto em redor da área de Los Angeles.

Perante a proximidade das chamas de várias cidades, as autoridades procederam à evacuação das mesmas e 150 mil pessoas tiveram de ser retiradas das suas casas.

Em Paris para participar nas comemorações do centenário do armistício da Primeira Guerra Mundial, Donald Trump deixou críticas às autoridades californianas via Twitter.

“Não há razão para estes massivos, mortais e caros incêndios florestais na Califórnia, exceto que a gestão das florestas é muito pobre. Milhares de milhões de dólares são atribuídos todos os anos, com tanta perda de vidas, tudo devido à grosseira má gestão das florestas. Remediar agora ou não há mais pagamentos da Reserva Federal”, escreveu o presidente.

Na galeria acima pode ver as impressionantes imagens destes incêndios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório