Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

EUA suspendem reabastecimento de aviões sauditas que combatem no Iémen

Os Estados Unidos vão parar de reabastecer aviões da Arábia Saudita que combatem os rebeldes huthi no Iémen, informaram as autoridades norte-americanas e o reino saudita.

EUA suspendem reabastecimento de aviões sauditas que combatem no Iémen
Notícias ao Minuto

06:12 - 10/11/18 por Lusa

Mundo Conflito

"Os EUA e a coligação querem colaborar na construção das forças legítimas do Iémen para defender o povo iemenita, proteger as fronteiras de seu país e contribuir nos esforços para combater a Al-Qaeda e o Estado Islâmico no Iémen e na região", afirmou na sexta-feira o secretário de Defesa norte-americano, Jim Mattis.

Já a coligação liderada pela Arábia Saudita que luta no Iémen informou hoje que "solicitou [aos EUA] a cessação do reabastecimento em voo" dos seus aviões militares, num momento em que crescem as críticas à Arábia Saudita por atacar indiscriminadamente mercados e hospitais, matando civis.

A alteração não deverá afetar a assistência militar e o treino que apoiam os ataques aéreos sauditas, que terão causado milhares de mortes de civis.

O Iémen está praticamente dividido em dois, com as forças pró-governamentais a controlarem o sul e uma boa parte do centro e os rebeldes a ocuparem o norte e parte significativa do oeste.

A guerra do Iémen opõe as forças do governo, apoiadas pela coligação internacional dirigida pela Arábia Saudita, aos rebeldes huthis, que se apoderaram em 2014 e 2015 de vastas regiões do país, incluindo a capital, Sanaa.

Desde 2014 que o conflito causou mais de dez mil mortos e provocou, segundo a ONU, a pior crise humanitária no mundo, com milhões de pessoas ameaçadas pela fome.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório