Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Nicolás Maduro pede à Colômbia que retome diálogo de paz com ELN

O Presidente da Venezuela pediu hoje à Colômbia que retome o diálogo de paz com o Exército de Libertação Nacional (ELN), cinco dias depois de uma emboscada daquele grupo subversivo colombiano provocar a morte de três militares.

Nicolás Maduro pede à Colômbia que retome diálogo de paz com ELN
Notícias ao Minuto

23:32 - 09/11/18 por Lusa

Mundo Venezuela

"Com a moral que nos dá a nossa vocação libertária e bolivariana, peço ao Governo colombiano que retome os diálogos de paz. Os venezuelanos são vítimas desse conflito interno, pelo que continuaremos na disposição de trabalhar de forma ativa pela paz na Colômbia. É necessário", escreveu Nicolás Maduro na sua conta da rede social Twitter.

Numa outra mensagem, o chefe de Estado venezuelano explicou que ordenou "ao Estado-Maior Conjunto e ao ministro [da Defesa], Vladimir Padrino [López], para reforçar todas as medidas de caráter militar, de forma a encontrar os responsáveis do ataque vil e criminoso" contra as "dignas e heróicas" Forças Armadas Venezuelanas.

"Haverá justiça", garantiu.

O ataque contra oficiais da Guarda Nacional Bolivariana ocorreu no domingo e, segundo as autoridades venezuelanas, foi uma "represália" pela captura de nove paramilitares colombianos, no bairro Escondido III, do município Atures, do estado de Amazonas, a sul do país.

Segundo as autoridades venezuelanas, entre os paramilitares que foram detidos está Luís Felipe Ortega Bernal, de nacionalidade colombiana, contra o qual foi emitido um alerta pela Interpol.

Entretanto, o Governo colombiano emitiu um comunicado expressando solidariedade e pêsames pelo "condenável assassínio de oficiais" da Guarda Nacional Bolivariana e condenando "o terrorismo e a violência gerada por grupos armados organizados" na Colômbia.

Segundo o comunicado, o detido, Luís Felipe Ortega Bernal, é "um reconhecido cabecilha do Exército de Libertação Nacional da Colômbia [ELN]".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório