Meteorologia

  • 16 NOVEMBRO 2018
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 16º

Edição

Juncker evoca 'Noite de Cristal' apelando à tolerância na Europa

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, evocou hoje os 80 anos da 'Noite de Cristal', na Alemanha Nazi, apelando à memória e à tolerância e sublinhando que ataques contra os judeus são "ataques contra todos nós".

Juncker evoca 'Noite de Cristal' apelando à tolerância na Europa
Notícias ao Minuto

14:17 - 09/11/18 por Lusa

Mundo Twitter

"A Europa tem hoje muito de que se orgulhar, mas nunca devemos esquecer o nosso passado. No 80.º aniversário da Noite de Cristal, temos o dever de recordar o que aconteceu", escreveu Juncker na sua conta na rede social Twitter.

"Ataques contra judeus são ataques contra todos nós - contra o nosso modo de vida, contra a tolerância e contra a nossa identidade", acrescentou.

A Comissão Europeia reiterou, por seu lado, a sua determinação em combater preconceitos e estereótipos, independentemente de a quem se dirijam, e defender o direito das pessoas a praticarem a sua religião, qualquer que esta seja.

De 9 para 10 de novembro de 1938, na 'Noite de Cristal', designação atribuída pelos nazis devido aos vidros partidos das 7.500 lojas judaicas destruídas, foram também destruídas 267 sinagogas e incendiadas outras 1919, queimados 11 centros comunitários, bem como atacadas 171 casas e 20 grandes armazéns de judeus.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório