Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Sabia que existe uma Veneza brasileira? E perto mora uma pequena Lisboa

Veneza povoa o imaginário de muitos, é sabido. E se lhe disséssemos que existe uma cidade brasileira que 'casa' o melhor destes dois mundos, com a particularidade de ter como vizinha uma 'pequena Lisboa'? Apresentamos-lhe o Recife, a 'Veneza brasileira'.

Sabia que existe uma Veneza brasileira? E perto mora uma pequena Lisboa
Notícias ao Minuto

10:20 - 19/11/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle TAP

Brasil. Tanto já se falou, tanto já se escreveu. Muitos haverá até que, sem nunca terem pisado território brasileiro, sentirão que conhecem, pelo menos um pouco, aquele país. Brasil tem cheiro, Brasil tem sotaque, Brasil é irmão.

Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Fortaleza, Recife. Todos nomes que são caros à maioria. Mas uma coisa é certa: esta familiaridade que pulsa dos laços entre Brasil e Portugal não substitui uma ida lá.

Concentremo-nos neste último destino. Por muito que já tenha ouvido falar em Recife, o que sabe realmente sobre a cidade? Pouco? Sabia, por exemplo, que é conhecida por ‘Veneza brasileira’? Mas a associação a Itália não se esgota aqui. A título de curiosidade, o icónico escritor francês Albert Camus batizou a capital do Estado de Pernambuco de ‘Florença dos Trópicos’.

Notícias ao Minuto© TAP

Comparações à parte, o nome da cidade fornece desde logo pistas sobre uma das grandes atrações que ali podemos encontrar: recifes. E para lá de banhada pelo mar – Recife conta com uma das maiores praias urbanas do Brasil, a famosa Praia da Boa Viagem, protegida por uma barreira de recifes naturais – rios, pontes, ilhéus e penínsulas pincelam a paisagem, temperada por calor na maior parte do ano. Sim, a generosa proximidade com a linha do Equador concede ao Recife esta vantagem extra.

As marcas de História espalhadas pela cidade constituem outros dos grandes chamarizes do Recife, conjugando fortes influências holandesas – a cidade esteve sob domínio da Holanda durante cerca de 20 anos – com as de chancela portuguesa. Isto para não referir os legados indígena e africano, representados, sobretudo, na gastronomia e em algumas tradições que cruzaram séculos.

Olinda, a tal 'pequena Lisboa'

Notícias ao Minuto© TAP

Por falar em História, lembra-se de termos mencionado a cidade ‘vizinha’? Falamos de Olinda, a tal ‘Pequena Lisboa’, espécie de alcunha que recebeu pela opulência que em tempos ostentava, então só comparável à corte portuguesa. Aliás, parte dessa herança resistiu à erosão do tempo, sendo ainda contemplável, nomeadamente através das igrejas e conventos barrocos que por ali pontuam.

Além da beleza natural e da riqueza histórica, a região do Recife goza também de uma vantagem geográfica, sendo, por excelência, uma porta de entrada para o Nordeste do Brasil. Porto Galinhas ali tão perto e não só: João Pessoa e Natal ficam à distância de umas horas de carro.

Com tantas razões a justificarem uma visita, acrescentamos apenas que são nove os voos que a TAP opera semanalmente para o Recife, a partir do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Atreva-se a conhecer.

Viagens ao minuto

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório