Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Sete pessoas morrem em incêndio em alojamento low cost na Coreia do Sul

A situação terá sido agravada por não existir, no local, sistema de extintores.

Sete pessoas morrem em incêndio em alojamento low cost na Coreia do Sul
Notícias ao Minuto

07:39 - 09/11/18 por Filipa Matias Pereira

Mundo Seul

Um incêndio que se acredita ter bloqueado uma saída crucial de um alojamento 'low cost' de um dormitório no centro de Seul, a capital da Coreia do Sul, matou pelo menos sete pessoas e feriu 11. O incidente ocorreu esta sexta-feira, de acordo com a informação avançada pela Associated Press, que cita as autoridades que estão no local a investigar possíveis riscos de segurança.

O incêndio foi extinto, mas é possível que o número de mortes possa aumentar, adiantaram as autoridades da sede metropolitana de Incêndio e Desastre de Seul. 

As chamas terão começado perto de uma porta de saída do terceiro andar do prédio, informou Kwon Hyeok-min, chefe do Corpo de Bombeiros de Jongno, em Seul. 

"Era madrugada e a porta de saída estava provavelmente bloqueada, por isso teria sido difícil [para quem estava no local] escapar", disse Kwon.

Um outro elemento da autoridade esclareceu à Associated Press que a instalação, que foi construída em 1983, não tinha extintores porque as normas de segurança atuais não podem ser aplicadas retroativamente a estruturas antigas. 

Saliente-se que este tipo de instalação é utilizada por trabalhadores com poucos recursos que dependem de trabalhos de construção ou estudantes que se preparam para exames. Estas pessoas ficam em quartos individuais, caracterizadas por terem pequenos espaços para dormir e estudar. 

A maioria das vítimas tem entre 40 a 60 anos, mas ainda não se sabe se entre as vítimas mortais está algum estudante ou até mesmo um estrangeiro. 

Recorde-se também que 46 pessoas morreram em janeiro, quando um incêndio atingiu um pequeno hospital sem sistemas de extintores na cidade de Miryang, no sul do país. Foi o pior incêndio do país desde 2008, quando 40 pessoas morreram num depósito em Icheon, perto de Seul.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório