Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Gorbatchev apela a medidas preventivas para evitar corrida aos armamentos

O antigo líder soviético Mikhail Gorbatchev considerou hoje que devem ser promovidos esforços urgentes para evitar uma nova corrida aos armamentos e defendeu uma aproximação entre Moscovo e Washington.

Gorbatchev apela a medidas preventivas para evitar corrida aos armamentos
Notícias ao Minuto

19:14 - 08/11/18 por Lusa

Mundo Líder

Gorbatchev, 87 anos, referiu em declarações aos media que a Rússia e os Estados Unidos devem concentrar-se na resolução das suas divergências e melhorar a relação bilateral, definida como a mais importante do mundo.

"Espero que a corrida aos armamentos seja travada e que prossiga o desarmamento nuclear", disse, referindo-se a algo que ele próprio e o então presidente dos EUA, Ronald Reagan, iniciaram na década de 1980.

O último líder da extinta União Soviética pronunciava-se após ter assistido à antestreia de um filme realizado por Werner Herzog e baseado nas suas conversas.

Em outubro, o Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a intenção de se retirar do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermédio (INF), que Gorbatchev e Reagan assinaram em 1987, ao alegar violações por parte da Rússia.

Numa declaração também emitida hoje, Gorbatchev manifestou preocupação pelas "tentativas de fazer o mundo regressar ao passado", ao considerar que nova espiral armamentista constitui um enorme perigo.

Gorbatchev, que assumiu a liderança da ex-URSS em 1985 até à sua demissão no dia de Natal de 1991 em plena implosão do país, criticou "algumas declarações que admitem a possibilidade de uma guerra nuclear, a sua preparação e discussões sobre possíveis cenários".

Assinalou ainda ter concordado com Reagan de que "uma guerra nuclear nunca pode ser vencida e nunca deve ocorrer", uma declaração que deverá ser recordada na atualidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório