Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Revista francesa publica nova caricatura de Maomé

A revista semanal Charlie Hebdo publica na edição desta quarta-feira uma série de desenhos do profeta Maomé. As autoridades francesas já criticaram a publicação, que terá protecção policial nos escritórios de Paris.

Revista francesa publica nova caricatura de Maomé
Notícias ao Minuto

11:20 - 19/09/12 por Eudora Ribeiro

Mundo Islão

A revista francesa que chegou hoje às bancas tem uma capa que mostra um judeu ortodoxo a empurrar um homem com um turbante numa cadeira de rodas. De acordo com o Financial Times, a revista contém no interior várias caricaturas do profeta, incluindo alguns desenhos em que Maomé surge sem roupa.

O director da revista, Charb, considera que as caricaturas "chocarão aqueles que quiserem ser chocados ao lerem uma publicação que não costumam ler". Em declarações à televisão iTélé, o responsável questiona se "a liberdade de imprensa é uma provocação?", e sustenta que as caricaturas não são mais provocadoras do que o habitual.

Laurent Fabius, o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, já criticou a publicação das caricaturas por considerar que se trata de uma provocação.

Os escritórios da revista Charlie Hebdo em Paris terão protecção policial depois de terem sido alvo de ataques em Novembro passado, após a publicação de uma outra caricatura satírica de Mohammad. Em 2005, outras caricaturas dinamarquesas do profeta também provocaram uma onda de fortes protestos em todo o mundo muçulmano e dezenas de pessoas foram mortas.

Recorde-se que muitos muçulmanos consideram que qualquer representação de Deus ou do profeta Maomé é ofensiva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório