Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Rússia não tem "nada a ver" com ingerência nas eleições dos EUA

Moscovo reiterou hoje que "não tem nada a ver" com o inquérito norte-americano sobre as acusações de ingerência russa na campanha para as presidenciais de 2016 nos Estados Unidos.

Rússia não tem "nada a ver" com ingerência nas eleições dos EUA
Notícias ao Minuto

11:37 - 08/11/18 por Lusa

Mundo Moscovo

"Esse inquérito é uma dor de cabeça para os nossos colegas americanos. Não tem nada a ver connosco", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, aos jornalistas, quando questionado sobre se a demissão do procurador-geral dos EUA, Jeff Sessions, na quarta-feira poderia influenciar a investigação do procurador Robert Mueller.

"Até agora, o que a comissão Mueller produziu dificilmente pode sustentar uma avaliação crítica séria", acrescentou Peskov.

O procurador-geral dos Estados Unidos, Jeff Sessions, demitiu-se do cargo na quarta-feira, a pedido do Presidente norte-americano, Donald Trump.

Numa mensagem na rede social Twitter, Trump anunciou que o chefe de gabinete de Sessions, Matt Whitaker, será o procurador-geral interino.

Jeff Sessions aguentou mais de um ano de ataques e críticas pessoais de Trump por se ter escusado a investigar a potencial ingerência russa na campanha presidencial de Trump, em 2016, em conluio com a equipa de campanha deste.

O chefe de Estado culpou essa decisão de Sessions por ter aberto a porta à nomeação do procurador especial Robert Mueller, que tomou a seu cargo a investigação sobre o papel da Rússia e começou a analisar se a intimidação de Sessions seria parte de um plano mais abrangente de obstrução da Justiça.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório