Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Morreu Francis Lai, autor da banda sonora de 'Love Story'

O músico francês Francis Lai, autor da banda sonora do filme 'Love Story', morreu aos 86 anos, anunciou hoje o presidente da câmara de Nice em comunicado.

Morreu Francis Lai, autor da banda sonora de 'Love Story'
Notícias ao Minuto

23:20 - 07/11/18 por Lusa

Mundo Óbito

"Foi com imensa pena que tomei conhecimento da morte de Francis Lai, um grande compositor de Nice", escreveu Christian Estrosi, indicando que a cidade irá prestar-lhe homenagem.

"Vou propor à sua família dar o seu nome a um local emblemático da nossa cidade", adiantou.

Lai recebeu o Óscar de melhor banda sonora em 1970 por 'Love Story' e já tinha sido nomeado quatro anos antes para o mesmo galardão por 'Um homem e uma mulher', um filme de Claude Lelouch.

Nascido em Nice, em 26 de abril de 1932, Lai começou na música em orquestras da região, mas foi em Marselha que descobriu o jazz em meados dos anos de 1950. Viveu depois em Paris, onde se instalou no bairro boémio de Montmartre.

Na capital francesa, escreveu as suas primeiras canções, chegando a compor para Edith Piaf nos seus últimos anos de carreira, entre 1960 e 1961.

Mas o encontro decisivo no seu percurso ocorreu quando conheceu o realizador de cinema Claude Lelouch, que lhe pediu uma música romântica para o filme 'Um Homem e uma Mulher' (1966).

A melodia principal do filme viria a tornar-se um clássico do cinema francês, e abriu caminho, para Lai, à composição de bandas sonoras de uma centena de filmes e de mais de 600 canções.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório