Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Procurador-geral dos Estados Unidos demite-se "a pedido" de Trump

Jeff Sessions entregou a carta de demissão a Donald Trump.

Procurador-geral dos Estados Unidos demite-se "a pedido" de Trump
Notícias ao Minuto

19:50 - 07/11/18 por Fábio Nunes

Mundo Jeff Sessions

O procurador-geral dos Estados Unidos, Jeff Sessions, demitiu-se. A informação está a ser avançada pela Associated Press. Sessions entregou a carta de demissão a Donald Trump, na qual refere que se demite "a pedido" do presidente. Segundo a AP, Matthew Whitaker, chefe de gabinete de Jeff Sessions, vai assumir o cargo de procurador-geral norte-americano de forma interina.

No Twitter, Donald Trump mostrou confiança no trabalho de Whitaker. "Ele vai servir bem o nosso país", escreveu. Agradeceu a Sessions pelo seu trabalho e anunciou que o seu substituto permanente será nomeado numa "data posterior".

Durante a conferência de imprensa  na tarde desta quarta-feira que serviu para o presidente comentar os resultados das eleições intercalares, Trump não respondeu a uma pergunta sobre Jeff Sessions, optando por dizer que, de uma forma geral, estava "extremamente" satisfeito com a sua equipa. 

A demissão de Jeff Sessions surge depois de mais de um ano de críticas e ataques pessoais por parte de Trump. O Chefe de Estado não perdoou Sessions por ter recusado ficar responsável pela investigação à ingerência russa nas eleições presidenciais de 2016, o que abriu a porta para que Robert Mueller fosse apontado como procurador-especial e ficasse encarregue de dessa investigação.

Para já não ficou esclarecido as implicações desta decisão relativamente à investigação conduzida por Mueller.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório