Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Militares suspeitos de matar jovem e violar menor no norte de Moçambique

O Ministério Público moçambicano anunciou hoje que está a investigar o homicídio de um jovem e a violação de uma adolescente, crimes alegadamente cometidos por militares em Nampula, norte de Moçambique.

Militares suspeitos de matar jovem e violar menor no norte de Moçambique
Notícias ao Minuto

17:23 - 07/11/18 por Lusa

Mundo Crime

"Já há uma ocorrência aberta e vamos procurar apurar o que exatamente aconteceu", disse o procurador-chefe de Nampula, Nazimo Mussá, ao canal televisivo privado STV.

Militares de um quartel localizado no bairro de Mutava Rex, a poucos metros da cidade de Nampula, são acusados de terem violado uma adolescente da comunidade no domingo e de terem baleado mortalmente um jovem do mesmo bairro na segunda-feira.

A adolescente, na companhia da mãe, foi intercetada por quatro militares quando regressava a casa no domingo, depois de cortar lenha numa mata próxima do quartel, segundo relatou a vítima e seus familiares à STV.

Os militares exigiram que a adolescente deixasse a lenha dentro do quartel, onde a violação terá ocorrido, acrescentaram.

O pai da vítima tentou, no dia seguinte, segunda-feira, obter explicações no quartel, após o que um grupo de militares se dirigiu ao bairro e o ameaçou, o que revoltou a população.

Na confusão que se instalou, um dos militares baleou mortalmente um jovem e feriu no braço uma criança, que está internada no mesmo hospital em que recebeu assistência a adolescente violada.

"Por se tratar de um crime de natureza pública, o Ministério Público procurou averiguar o assunto. Não havia ainda um auto aberto na esquadra local quando chegámos, mas mesmo assim solicitámos a presença da vítima e dos seus familiares" para abertura do mesmo, acrescentou Nazimo Mussá.

O relatório médico feito à adolescente indicou que há sinais de violação com indícios de violência, de acordo com a STV.

O canal tentou obter esclarecimentos junto do comando militar na cidade de Nampula, mas não obteve nenhuma resposta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório