Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Tornou-se cidadã americana aos 106 anos e no dia das intercalares

Maria Valles de Bonilla realizou um sonho de muitos anos. No entanto, não está elegível para votar.

Tornou-se cidadã americana aos 106 anos e no dia das intercalares
Notícias ao Minuto

23:47 - 06/11/18 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

Num importante dia nos Estados Unidos, o dia das midterms, as eleições intercalares que vão eleger congressistas, senadores e governadores, uma mulher foi aos escritórios dos serviços de imigração e cidadania norte-americanos de Washington, enquanto muitos eleitores dirigiam-se às urnas para votar. Maria de Valles Bonilla envergou um vestido azul, comprado especialmente para a ocasião. Afinal, realizou um sonho que tinha há muitos anos.

A CNN refere que aos 106 anos de idade esta mulher prestou juramento e tornou-se finalmente uma cidadã norte-americana. Originária de El Salvador, Maria já tinha conseguido obter residência permanente nos Estados Unidos. Mas faltava tornar-se cidadã. “Mesmo se não forem muito novos, podem conseguir”, afirma em tom de encorajamento e num período em que a imigração é um dos temas centrais nos Estados Unidos.

A sua família partilha do entusiasmo de Maria. Não é para menos. Chegaram a temer que não tivesse oportunidade de concretizar o seu sonho depois de ter sofrido dois ataques cardíacos em abril. “Ela realmente pensava que isto era inatingível. Mas nada é impossível”, frisa Bernarda Bonilla, uma das filhas de Maria.

O sonho também era partilhado pelo marido de Maria que morreu antes de poder prestar juramento.

Apesar da idade, Maria Valles de Bonilla não é a pessoa mais velha a tornar-se cidadã norte-americana. Esse recorde pertence a uma imigrante turca que prestou juramento aos 117 anos de idade em Los Angeles no ano de 1997.

Embora já seja cidadã dos Estados Unidos, Maria não estava elegível para votar nestas eleições. “Gostava de o fazer um dia, se conseguir”, disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório