Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Recriaram torre que ardeu em Londres, queimaram-na e gozaram com vítimas

A Grenfell Tower ardeu no ano passado e do incêndio resultaram 72 mortes. Um grupo de homens ironizou a situação, colocando um modelo da torre em papelão numa fogueira e imitando pedidos de socorro.

Notícias ao Minuto

07:52 - 06/11/18 por Notícias ao Minuto

Mundo Grenfell Tower

Cinco homens foram detidos depois de ter sido publicado nas redes sociais um vídeo - que pode ver na galeria - onde é visível um modelo da Grenfell Tower recriado em papel a ser queimado. Recorde-se que este foi o empreendimento londrino onde, no ano passado, deflagrou um incêndio que vitimou mortalmente 72 pessoas.

De acordo com a polícia metropolitana de Londres, citada pela CNN, os homens, com idades compreendidas entre os 19 e os 55 anos, foram detidos sob suspeita de ofensa à ordem pública, relativamente à qual está já a decorrer uma investigação.

O vídeo, que entretanto já se tornou viral por ter sido amplamente partilhado nas redes sociais, mostra o grupo de pessoas a colocar o modelo de papelão no centro de uma fogueira enquanto os espectadores imitam os gritos daqueles que perderam a vida no incêndio que deflagrou na torre habitacional no oeste de Londres. 

Quando as chamas começam a consumir o modelo, ouvem-se pessoas que a gritar "ajude-me, ajude-me", enquanto outro elemento satiriza o corpo de bombeiros de Londres, dizendo: "Não se preocupe, fique no seu apartamento ". 

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, já se pronunciou sobre os factos, considerando-os "totalmente inaceitáveis".

"Gozar com este desastre desta maneira tão grosseira é vil. Não posso imaginar a aflição que o vídeo  causará às famílias de luto e aos sobreviventes", disse Stuart Cundy, comandante da polícia metropolitana, em comunicado emitido esta segunda-feira.

O comissário do Corpo de Bombeiros de Londres, Dany Cotton, também manifestou preocupação face ao vídeo, considerando-o chocante e acrescentando que as ações dos envolvidos "não podem ser justificadas em nenhum nível".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório