Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Cabo Verde instaura inquérito a professor acusado de propaganda nas aulas

O Ministério da Educação de Cabo Verde mandou instaurar um inquérito para apurar a veracidade das acusações do maior partido da oposição (PAICV) contra um professor na ilha de Santo Antão que alegadamente fez propaganda política nas aulas.

Cabo Verde instaura inquérito a professor acusado de propaganda nas aulas
Notícias ao Minuto

19:37 - 04/11/18 por Lusa

Mundo Governo

A denúncia partiu do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) que, durante uma conferência de imprensa realizada no sábado em Porto Novo (Santo Antão), acusou o professor da escola técnica João Varela de ter uma "atitude inadequada".

Segundo a agência de notícias cabo-verdiana (Inforpress), a primeira secretária do PAICV neste concelho, Elisa Pinheiro, informou que este professor - que também é deputado municipal e líder da bancada do MpD (partido no poder) na Assembleia Municipal do Porto Novo - tem vindo "constantemente a fazer, de forma descarada", propaganda política dentro das salas de aula.

"O mesmo professor resolveu elaborar e aplicar a primeira prova de português deste trimestre aos alunos do 12.º ano, utilizando uma imagem pejorativa, com nítida intenção de denegrir o PAICV e o nome da sua presidente, Janira Hopffer Almada", avançou Elisa Pinheiro, citada pela Inforpress.

Esta prova terá já provocado "confrontos" entre os estudantes e docente, estando ainda "muitos" pais e encarregados de educação "preocupados e indignados" pela forma como os seus educandos têm sido "manipulados" por Paulo Oliveira.

A líder do PAICV no Porto Novo disse ter já apresentado "uma participação" à ministra da Educação, Maritza Rossabal.

Em comunicado, o Ministério da Educação de Cabo Verde informou que até ao momento não deu entrada qualquer queixa contra o professor, mas que, "face à gravidade das informações veiculadas pela comunicação social, mandou já instaurar um inquérito para apurar a veracidade dos factos e as responsabilidades".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório