Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Macron manifesta "imenso orgulho" na vitória do 'não' na Nova Caledónia

O presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou hoje o "imenso orgulho" em relação à vitória do "não", por 56,4%, no referendo sobre a independência da Nova Caledónia, território ultramarino francês situado na Oceânia, no Pacífico.

Macron manifesta "imenso orgulho" na vitória do 'não' na Nova Caledónia
Notícias ao Minuto

15:24 - 04/11/18 por Lusa

Mundo Independência

com imenso orgulho que passámos em conjunto esta etapa histórica", disse Macron numa declaração televisiva, depois de saber que a Nova Caledónia tinha escolhido permanecer francesa.

E prosseguiu: "Eu também quero mostrar o orgulho do Chefe de Estado, pois a maioria dos caledónios escolheram a França".

"Não havia outra solução senão a via do diálogo", salientou Emmanuel Macron.

O líder independentista Alosio Sako, comentando os resultados, disse que "o povo [da Nova Caledónia] despertou" e que ficaram "a dois palmos da vitória", pelo que reclamariam um novo referendo nos próximos dois anos para "confirmar a curva ascendente" do independentismo.

De acordo com os dados definitivos oficialmente divulgados, os eleitores da Nova Caledónia rejeitaram hoje por 56,4% dos votos a independência do território ultramarino francês, num referendo que teve uma participação de 80% dos eleitores inscritos.

Cerca de 175 mil eleitores do arquipélago francês localizado no Pacífico, colonizado em 1853 e com importantes reservas de níquel, foram chamados a dizer se querem ou não que "a Nova Caledónia aceda à plena soberania e se torne independente".

O referendo decorreu sem incidentes de relevo, mas os separatistas ganharam terreno face aos resultados previstos pelas sondagens.

Para os independentistas, a derrota não significou o final do seu projeto, pois os acordos de Noumea, celebrados em 1998, preveem que se façam outros dois referendos nos próximos quatro anos.

Os partidários da independência, que têm o seu principal apoio entre a população autóctone, os kanaks, que são os setores mais pobres da sociedade, podem exigir mais dois referendos nos próximos quatro anos, ao mesmo tempo que, na sua condição de ex-colónia, mantêm o direito de autodeterminação reconhecido pela ONU.

Os unionistas, maioritários entre os colonos, consideram que a independência levaria a Nova Caledónia a cair sob a influência da China.

O primeiro-ministro, Edouard Philippe, vai reunir-se na segunda-feira com as principais forças políticas da Nova Caledónia para analisar os resultados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório