Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Pena pedida em tribunal é desproporcionada, diz ex-vice da Generalitat

O ex-vice-presidente da 'Generalitat' e presidente da Esquerda Republicana Catalã, Oriol Junqueras, considerou hoje desproporcionada a pena pedida pelas autoridades relacionada com o referendo na Catalunha, defendendo que a sentença "pesa como uma laje na história da Espanha".

Pena pedida em tribunal é desproporcionada, diz ex-vice da Generalitat
Notícias ao Minuto

13:00 - 04/11/18 por Lusa

Mundo Barcelona

As autoridades judiciais espanholas tinham pedido 25 anos de prisão para Oriol Junqueras ao considerá-lo o líder de uma rebelião com "numerosas situações de violência", acusação que depois baixou para 12 anos ao passar o crime para sedição.

Numa entrevista ao diário Ara, Oriol Junqueras garante que há uma "desproporção absoluta" relativamente à realidade, já que os acusam de delitos que não cometeram "baseando-se numa violência que não existiu" e acrescenta que "qualquer sentença que não seja a absolvição será uma sentença injusta".

Salientou ainda que vai continuar a trabalhar para que o independentismo seja maioritário de forma transversal em toda a Catalunha.

Oriol Junqueras reconhece que ter um calendário "tão exigente" para conseguir um objetivo "tão ambicioso" como a independência "não foi a melhor maneira" de aumentar a república e disse que a Catalunha não é uma república, mas que nunca estiveram "tão perto de consegui-lo".

Para o político, a possibilidade de ter um tripartido "não tem qualquer fundamento" e destaca que a prioridade da ERC para as próximas eleições municipais é que Ernest Maragall seja o novo presidente da autarquia de Barcelona.

O presidente da ERC explicou que, na prisão, dá aulas de vários temas e passa horas na biblioteca e refere que a ausência dos filhos é a parte "mais dura e dolorosa" e que um ano sem eles é "um dano irreparável".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório