Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Filas em Maputo para obter cartas de condução antes do aumento de preço

A subida de preços para obter a carta de condução em Moçambique, a partir de segunda-feira, tem motivado enchentes nos serviços do Instituto de Transportes Terrestres de Moçambique (Inatter), em Maputo.

Filas em Maputo para obter cartas de condução antes do aumento de preço
Notícias ao Minuto

17:08 - 02/11/18 por Lusa

Mundo Inatter

Hoje, a multidão era tanta que obrigou ao destacamento de agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM), inclusivamente com recurso à brigada canina, para repor a ordem.

Centenas de utentes já estavam à porta quando os serviços abriram, às 07:00 (menos duas horas em Lisboa).

Júlia Manhiça, estudante, disse à Lusa que quando chegou ao Inatter às 05:20 já havia uma fila longa, mas foi um sacrifício que esteve disposta a fazer porque a subida de preços é "muito exagerada".

Emitir a carta vai passar de 500 para 2.500 meticais (de sete para 35 euros) e quem vai aprender a conduzir também terá de pagar mais pelo exame.

"O nosso salário mínimo não chega para tratar da nossa carta de condução", acrescentou, lamentando a recente posição da vice-ministra dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Manuela Rebelo, que referiu que obter o documento depende das condições de vida de cada um.

Júlia Manhiça sublinha que muitas pessoas precisam da carta para trabalhar.

Raul Daniel, também na fila, deslocou-se ao local para recuperar o documento de condução antes de os novos preços entrarem em vigor.

"Dizer que só tira carta quem tiver carro é um insulto. Receber cinco mil meticais [70 euros] de salário e tirar 2.500 [35 euros] para a carta é um absurdo", comentou.

Por sua vez, António Manjate, também à porta do Inatter, considerou que os novos preços são "mais uma forma de se extorquir o povo".

"O país está numa crise económica, há empresas a despedir trabalhadores e não se justifica que o preço da renovação da carta aumente a este nível", referiu.

Além do preço de emissão do documento, a taxa de exame de condução para automóveis ligeiros, pesados, motociclos e tratores vai passar dos atuais 100 meticais (1,4 euros) para 2.185 meticais (31 euros) em todas as categorias.

As alterações constam de um diploma ministerial publicado no Boletim da República a 05 de setembro.

A vice-ministra dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Manuela Rebelo, justificou na última semana o aumento com o facto de as atuais taxas serem insustentáveis.

"Acha que com 500 meticais [sete euros] posso produzir uma carta de condução?", questionou, interpelada por jornalistas.

Segundo Manuela Rebelo, a atualização de valores segue a linha do fim de diversos subsídios estatais à economia.

"É o Governo que está a subsidiar" a emissão de cartas de condução, deixando o Instituto Nacional dos Transportes Terrestres (Inaterr) de Moçambique numa situação financeira difícil, referiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório