Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Trump dá ordem a tropas para atirarem em migrantes que laçarem pedras

Caravanas com milhares de migrantes atravessam o México na tentativa de cruzar a fronteira com os EUA.

Trump dá ordem a tropas para atirarem em migrantes que laçarem pedras

O presidente norte-americano, Donald Trump, advertiu, esta quinta-feira, que os militares em serviço na fronteira dos EUA com o México podem abrir fogo se forem apedrejados por migrantes que tentam entrar de forma irregular no país.

Em declarações à imprensa, na Casa Branca, o governante garantiu que alguns migrantes lançaram pedras à polícia mexicana de uma forma “agressiva e violenta” enquanto tentavam passar por eles sem serem barrados.

“Não vamos aceitar isso. Se eles quiserem atirar pedras aos nossos militares, os nossos militares vão responder”, disse, acrescentando que as tropas destacadas nas fronteiras devem considerar que uma pedra é como uma arma.

O anúncio do presidente dos EUA surge assim nas vésperas das eleições legislativas intercalares, que se realizam no próximo dia 6 de novembro, e depois de ter enviado mais tropas para a fronteira sul do país e de ter ameaçado eliminar o “direito de solo”, consagrado na Constituição e que determina que todas as crianças nascidas em território norte-americano, mesmo que sejam filhas de imigrantes ilegais, tenham direito à nacionalidade norte-americana.

Recorde-se que, desde o dia 13 de outubro, várias caravanas de migrantes de diversos países da América Central estão a dirigir-se, lentamente, para norte com o objetivo de entrar nos EUA. O caso tem sido referido, quase diariamente, por Donald Trump que anunciou medidas ainda mais duras para quem entre ilegalmente no país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório