Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

"Não sou um homem da política", disse novo ministro da Justiça em 2016

Jornal Estadão recordou entrevista dada em 2016 pelo juiz brasileiro Sergio Moro, que aceitou esta quinta-feira ser ministro da Justiça na administração de Jair Bolsonaro.

"Não sou um homem da política", disse novo ministro da Justiça em 2016
Notícias ao Minuto

16:33 - 01/11/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Brasil

O juiz brasileiro Sergio Moro, responsável pelo processo Lava Jato, que levou à condenação do antigo presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção, aceitou esta quinta-feira ser o ministro da Justiça na administração de Jair Bolsonaro, que tomará posse como presidente do Brasil no primeiro dia de janeiro do próximo ano.

O nome do magistrado já havia sido avançado como uma possibilidade na pasta da Justiça, mas, como recorda o jornal Estadão, sempre negou essa possibilidade.

"Sou um homem de Justiça e, sem qualquer demérito, não sou um homem da política", asseverou o magistrado judicial em 2016.

Antes do encontro com Jair Bolsonaro, onde foi decidida a sua nomeação, Moro afirmou que o Brasil precisa de uma "agenda anticorrupção", além de ter considerado "surpreendente" que o critiquem por conversar com "um presidente que foi eleito por 50 milhões de pessoas".

Sublinhe-se que Sergio Moro foi alvo de intensas críticas na altura da condenação de Lula da Silva, que era líder nas sondagens. Agora, com a entrada nesta administração, adensam-se as suspeitas de que o combate à corrupção tenha sido utilizado como campanha política.

No âmbito da operação Lava Jato, recorde-se, foram presos importantes políticos e empresários, entre os quais o antigo presidente petista, condenado por corrupção e que se encontra a cumprir pena de 12 anos de prisão em Curitiba.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório