Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Homem detido por pintar sepultura de ditador espanhol Franco

O suspeito será um escultor.

Notícias ao Minuto

13:23 - 31/10/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

Um homem foi detido depois de ter pintado de vermelho a sepultura do ditador Franco, no Valle de Los Caídos.

O suspeito, que  escreveu a frase "pela liberdade", foi detido e estará sob custódia da Guardia Civil. Foi acusado de ódio e delito.

"Pela liberdade e pela reconciliação entre todos os espanhóis. Não tenho nada contra Franco", gritou o homem, que foi identificado como se tratando do escultor Enrique Tenreiro.

O Valle de Los Caídos, memorial franquista e basílica erguida entre 1940 e 1958, confirmou o incidente que aconteceu durante a missa das 11h.

Segundo a Cadena Ser, o vídeo foi gravado pelo fotógrafo Pedro Armestre que, no Twitter, assegura que se tratou de uma ação de protesto. Ao fotográfo, Enrique garantiu que estava a tentar desenhar uma pomba da paz.

Francisco Franco Bahamonde foi um militar espanhol que integrou o golpe de Estado que, em 1936, marcou o início da Guerra Civil Espanhola, tendo exercido desde 1938 o lugar de chefe de Estado até morrer em 1975, ano em que se iniciou a transição do país para um sistema democrático.

Em nome de uma suposta "reconciliação" nacional, Franco transferiu a partir de 1959 os restos mortais de 37 mil vítimas - nacionalistas e republicanos - da guerra civil, para o local que é visto como exaltador da ditadura franquista.

Recentemente, o parlamento espanhol aprovou a proposta do Governo socialista a autorizar a exumação dos restos mortais do ditador Francisco Franco do mausoléu no Vale dos Caídos, arredores de Madrid.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório