Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

França abre investigação nacional a caso dos bebés sem braços

O diretor-geral da agência de saúde pública francesa, François Bourdillon, anunciou hoje uma investigação em toda a França sobre o caso de bebés nascidos sem mãos, braços ou antebraços.

França abre investigação nacional a caso dos bebés sem braços
Notícias ao Minuto

08:49 - 31/10/18 por Lusa

Mundo François Bourdillon

O responsável acrescentou que os resultados desta investigação são esperados dentro de cerca de três meses.

Na terça-feira, a agência de saúde pública francesa anunciou que foram detetados 11 novos casos de bebés nascidos sem mãos, braços ou antebraços, entre 2000 e 2014, somando-se a sete já registados e que alarmaram alguns especialistas.

Os casos ocorreram no este de França.

Segundo este organismo, entre 2000 e 2008 identificaram-se, no departamento de Ain, sete casos suspeitos de bebés aos quais faltava um braço, antebraço, mão ou alguns dedos, sem outra malformação destacável associada, anomalias cromossómicas ou comportamentos de risco dos pais, como a ingestão de drogas ou álcool.

Entre 2009 e 2014, houve mais quatro casos, que se somam aos sete de bebés nascidos em Ain no mesmo período e já contabilizados no início deste mês.

Nesta altura também foram conhecidos quatro casos, entre 2011 e 2013, na localidade de Guidel (noroeste) e sete entre 2007 e 2008, em Mouzeil (oeste), pelo que no total foram identificados 29 casos.

Numa informação apresentada a 04 de outubro, a agência realçou que nenhum fator ambiental se revelou como causa provável.

O alerta ocorreu no início do mês, após o aviso da associação Remera, que tem registo de crianças com malformações na região de Ródano-Alpes, na zona este de França.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório