Meteorologia

  • 25 ABRIL 2019
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 14º

Edição

Índia inaugura maior estátua do mundo sob protestos e forte segurança

A Índia inaugurou hoje, sob fortes medidas de segurança por medo de manifestações de comunidades locais, a estátua mais alta do mundo, um monumento com conotação política construída no estado natal do primeiro-ministro nacionalista hindu Narendra Modi.

Notícias ao Minuto

07:59 - 31/10/18 por Lusa

Mundo Barrage Sardar

O chefe de governo indiano inaugurou oficialmente a "Estátua da Unidade", que se eleva junto a um rio numa região remota de Gujarat, no oeste do país. O edifício de bronze, cimento e aço tem 182 metros de altura e representa Sardar Vallabhbhai Patel, uma das figuras da independência do país erigida por nacionalistas hindus.

"Hoje é um dia para ser lembrado na história da Índia, nenhum indiano vai esquecer este dia", disse Narendra Modi no seu discurso.

Com o dobro do tamanho da Estátua da Liberdade em Nova Iorque, o monumento representa o antigo primeiro-ministro do interior indiano (1875-1950).

A estrutura, que custou 29,9 mil milhões de rupias (358 milhões de euros), no entanto, é alvo de críticas por parte das comunidades tribais locais, que protestam contra os elevados custos do projeto e impacto no meio ambiente.

A estátua pesa quase 100 mil toneladas, foi fabricada em parte na China e exigiu quatro anos de trabalho e o esforço de três mil trabalhadores.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório