Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

'Whitey' Bulger foi morto na prisão para onde foi transferido

Bulger foi um dos gangsters mais temidos dos Estados Unidos durante vários anos.

'Whitey' Bulger foi morto na prisão para onde foi transferido
Notícias ao Minuto

16:58 - 30/10/18 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

James 'Whitey' Bulger, o chefe do principal grupo criminoso de Boston durante muitos anos, foi morto esta terça-feira na prisão federal de West Virginia, avança o Boston Globe. A notícia foi inicialmente divulgada pelo site WV News mas ainda não tinha sido confirmada. 'Whitey' Bulger tinha 89 anos. 

'Whitey' Bulger foi registado esta terça-feira como um dos reclusos da prisão de segurança máxima de Hazelton, depois de ser transferido de uma prisão na Florida. 

O Boston Globe refere que Bulger não deveria permanecer muito tempo em Hazelton. A sua saúde deteriorou-se nos últimos anos e o gangster deveria ser transferido para uma prisão federal com melhores instalações médicas, algo que não sucedia em Hazelton. 

'Whitey' Bulger foi um dos criminosos mais procurados dos Estados Unidos até à sua captura em 2011, depois de ter passado 16 anos a fugir às autoridades norte-americanas. Em 2013, um juiz de Boston condenou-o a duas penas de prisão perpétua por ter sido cúmplice em 11 homicídios cometidos nas décadas de 70 e de 80, por posse de armas e extorsão.

Bulger ascendeu ao poder no seio do Winter Hill Gang, o principal grupo criminoso da máfia irlandesa de Boston, nos anos 70 e 80. As inúmeras atividades criminosas em que se envolveu renderam-lhe mais de 30 milhões de dólares (mais de 26 milhões de euros). 

Notícias ao MinutoJames 'Whitey' Bulger foi a figura mais proeminente do submundo do crime de Boston durante vários anos© US Attorney

O gangster afastou os seus rivais no mundo do crime de Boston através de uma parceria com o FBI. 'Whitey Bulger' tornou-se informador do FBI e em troca recebia informações privilegiadas da autoridade federal. 

A sua vida captou a atenção de Hollywood. O filme 'Black Mass' de 2015 conta a sua história com Johnny Depp a interpretar James 'Whitey' Bulger. Frank Costello, a personagem de Jack Nicholson, no filme 'The Departed' de Martin Scorsese foi inspirada em Bulger.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório