Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Netanyahu fala sobre mediação egípcia para baixar tensão na Faixa de Gaza

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, falou na segunda-feira com jornalistas sobre a mediação da ONU e do Egito entre Israel e o movimento radical palestiniano Hamas, situação rara divulgada hoje por alguns media.

Netanyahu fala sobre mediação egípcia para baixar tensão na Faixa de Gaza
Notícias ao Minuto

11:44 - 30/10/18 por Lusa

Mundo Israel

Os dirigentes israelitas falam muito raramente sobre as negociações conduzidas pelos egípcios para fazer baixar a tensão na Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, e alcançar um acordo.

O Egito e responsáveis da ONU tentam alcançar uma trégua de longo prazo entre Israel e o Hamas, no poder na Faixa de Gaza desde 2007. O enclave palestiniano sofre um bloqueio israelita há mais de 10 anos.

Meses de violência na fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza fazem temer uma escalada que poderá conduzir à quarta guerra entre Israel e o Hamas desde 2008.

"Trabalhamos para impedir que as forças (do Hamas) entrem em Israel e atinjam os nossos soldados e as nossas localidades", afirmou Netanyahu, segundo as mesmas fontes.

"Por outro lado, tentamos impedir uma crise humanitária e por isso aceitamos os esforços de mediação egípcia e da ONU para que a calma reine e se resolvam as questões da eletricidade", adiantou.

Os habitantes de Gaza sofrem com a escassez de eletricidade, que acresce a uma forte taxa de desemprego.

Pelo menos 218 palestinianos morreram e milhares ficaram feridos em confrontos na fronteira entre Israel e o enclave desde 30 de março. Um soldado israelita foi morto durante o mesmo período.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório