Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Bolsonaro quer Sérgio Moro no Governo e juiz não descarta hipótese

Juiz Sérgio Moro foi o responsável pela fase de instrução do processo Lava Jato. Foi também ele o juiz que decretou a prisão de Lula da Silva.

Bolsonaro quer Sérgio Moro no Governo e juiz não descarta hipótese
Notícias ao Minuto

08:50 - 30/10/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Brasil

Jair Bolsonaro, o presidente eleito do Brasil, quer convidar o juiz Sérgio Moro para integrar o seu Governo. O juiz não confirmou já a sua disponibilidade mas não descartou a hipótese.

Bolsonaro deu ontem uma série de entrevistas no Brasil em que o tema Sérgio Moro foi frequente.

Afirma Bolsonaro, aqui citado pela Globo, que "o juiz Sérgio Moro é um símbolo aqui no Brasil" e que pretende "convidá-lo para o Ministério da Justiça ou – seria no futuro – abrindo uma vaga no Supremo Tribunal Federal", dando ao juiz a possibilidade de escolher qual a posição em que "poderia trabalhar para o Brasil".

Sérgio Moro, recorde-se, tornou-se uma figura de relevo no Brasil ao assumir a fase de instrução do megaprocesso de corrupção Lava Jato. Sérgio Moro foi alvo de críticas e elogios ao longo dos últimos anos, tornando-se figura de destaque no combate à corrupção.

Pelo meio, e sendo a magistratura uma área habitualmente de discrição, Moro tornou-se uma das figuras mais conhecidas dos brasileiros, tendo sido ele o juiz a decretar a prisão por 12 anos do ex-presidente Lula da Silva, que estava a liderar as sondagens, mesmo a partir da cadeia, quando foi confirmado que não se poderia candidatar.

Sérgio Moro admite aceitar uma das vagas - seja para ministro da justiça, seja para integrar o Supremo Tribunal Federal. Segundo a Globo, Moro vê nesta possibilidade de integrar a equipa do presidente eleito uma forma de afastar o temor de alguns setores da sociedade de algum tipo de quebra do Estado democrático e de Direito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório