Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Canadá felicita Brasil por exercício do "direito democrático" de voto

A ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá, Chrystia Freeland, felicitou hoje os brasileiros por exercerem o "direito democrático de votarem".

Canadá felicita Brasil por exercício do "direito democrático" de voto
Notícias ao Minuto

23:46 - 29/10/18 por Lusa

Mundo Chrystia Freeland

"O Canadá dá os parabéns aos milhares de brasileiros que exerceram os seus direitos democráticos ao votarem nas eleições presidenciais do dia 28 de outubro. A sua participação é um testemunho das fortes convicções democráticas do povo do Brasil", declarou a governante num comunicado.

O voto no Brasil é obrigatório, facultativo dos 16 aos 18 anos, a partir dos 70 anos e para os analfabetos. Quem não votar pode ser punido com multas, serviço comunitário ou prisão.

A ministra dos Negócios Estrangeiros sublinhou as excelentes relações existentes entre os dois países, evidenciadas durante o terceiro Diálogo de Parcerias Estratégicas entre o Canadá e o Brasil, que decorreu no passado dia 23 de outubro em Otava.

"Temos várias parcerias entre empresários, bem como temos uma cooperação muito próxima na segurança e defesa, agricultura, educação, tecnologia e inovação", declarou.  

Chrystia Freeland ainda manifestou grande confiança em desenvolver as negociações num "ambicioso acordo de comércio livre entre o Canadá e os países do Mercosur", não esquecendo a "promoção dos valores democráticos e de direitos humanos".

Jair Bolsonaro, de 63 anos, venceu a segunda volta da eleição presidencial no domingo, com 55,1% dos votos válidos, contra os 44,9% obtidos por seu opositor Fernando Haddad.

Antes de ser eleito, o futuro Presidente brasileiro chegou a proclamar a intenção de mudar a embaixada do Brasil em Israel de Telavive para Jerusalém.

Apelidado durante a campanha eleitoral de Donald Trump Tropical, devido à sua declarada admiração pelo Presidente norte-americano, Bolsonaro assumirá a Presidência do Brasil no próximo dia 01 de janeiro, sucedendo a Michel Temer.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório