Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Polícia de Nova Iorque pede desculpa a vítima de violação em 1994

Quase um quarto de século depois, autoridades pediram desculpa publicamente por não terem desempenhado devidamente a sua função.

Polícia de Nova Iorque pede desculpa a vítima de violação em 1994
Notícias ao Minuto

10:30 - 29/10/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Estados Unidos

Foi pela voz do seu comissário, James O’Neill, que a polícia de Nova Iorque pediu desculpas a uma vítima de um caso de violação que remonta a 1994.

James O’Neill publicou no último domingo uma carta em que reconhece que, em 1994, a polícia de Nova Iorque "falhou perante a vítima", destaca a Associated Press.

Há 24 anos, uma mulher afro-americana foi arrastada para uma zona erma do jardim Prospect Park, em Brooklyn, onde acabou por ser violada por um homem.

A vítima apresentou queixa, forneceu uma descrição detalhada do seu agressor à polícia. Mas o caso foi desvalorizado pela polícia local. Em janeiro deste ano, testes de ADN apontaram para um suspeito, um homem que nega as acusações mas que está a cumprir pena precisamente por um crime de violação.

Na altura, a vítima foi desacreditada pelo conhecido jornalista de tablóide Mike McAlary, como recorda o New York Times. Mike McAlary escreveu que a vítima era homossexual e tinha mentido para promover uma marcha pelo direitos LGBT.

A vítima - que se apresenta como bissexual e atualmente tem 52 anos de idade - chegou a processar Mike McAlary mas perdeu em tribunal, já que as fontes do jornalista resultavam da desconfiança dos próprios inspetores responsáveis pelo caso. Mike McAlary, que morreu em 1998, chegou a servir de mote para 'Lucky Guy'. uma peça da Broadway multi-premiada da autoria de Nora Ephron.

Na carta aberta endereçada à vítima, em nome da polícia, o comissário da polícia nova-iorquina fala deste pedido de desculpas como uma correção "há muito tempo" devida à vítima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório