Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Merkel e parceiros de coligação ponderam implicações de eleição em Hesse

A chanceler Angela Merkel e seus parceiros de coligação estão a ponderar as implicações da eleição regional alemã na qual os eleitores puniram os partidos do governo por meses de disputas internas.

Merkel e parceiros de coligação ponderam implicações de eleição em Hesse
Notícias ao Minuto

09:19 - 29/10/18 por Lusa

Mundo Alemanha

A eleição de domingo no estado central de Hesse viu tanto a conservadora União Democrata Cristã, de Merkel, quanto os social-democratas de centro-esquerda perderem terreno, enquanto houve ganhos para os Verdes e para a alternativa de extrema-direita para a Alemanha.

A CDU de Merkel acabou por conseguir salvar a maioria da sua coligação de governo regional com os Verdes.

Hoje, a atenção está voltada para o futuro da "grande coligação" nacional de Merkel, dos maiores partidos tradicionais da Alemanha e da própria chanceler.

A líder dos social-democratas, Andrea Nahles, exigiu no domingo um "cronograma claro e vinculativo" para a concretização de projetos do governo antes que a coligação enfrente a revisão intermédia já acordada para o próximo outono.

A CDU de Merkel conseguiu 27% dos votos no domingo e os social-democratas 19,8 %.

Na última eleição em Hesse, em 2013, no mesmo dia que Merkel, no auge de seu poder, ganhou um terceiro mandato como chanceler, os resultados foram 38,3 e 30,7%, respetivamente.

Foi o pior resultado na região para os social-democratas desde a Segunda Guerra Mundial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório