Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Avião indonésio com 189 pessoas a bordo caiu no Mar de Java

As autoridades indonésias informaram hoje que o avião da companhia aérea Lion Air caiu no Mar de Java, com 189 pessoas a bordo, 13 minutos depois de ter descolado do aeroporto de Jacarta. Entretanto, os restos mortais dos passageiros foram encontrados.

Avião indonésio com 189 pessoas a bordo caiu no Mar de Java
Notícias ao Minuto

06:05 - 29/10/18 por Lusa com Filipa Matias Pereira

Mundo Autoridades

"O acidente foi confirmado", disse o porta-voz das equipas de emergência, Yusuf Latif, num momento em que decorrem operações de busca e salvamento.

O avião seguia da capital indonésia para Pangkal Pinang, na ilha de Samatra, num voo que tinha uma duração prevista de uma hora.

O avião Boeing 737-800, da companhia aérea de 'low cost' Lion Air, partiu de Jacarta por volta das 6h20 de hoje (22h20 de domingo em Lisboa).

A página de Internet da Flightradar, que regista o percurso dos voos, mostra num mapa a trajetória da aeronave em direção a sudoeste, um desvio para sul e depois para nordeste antes de desaparecer repentinamente sobre o Mar de Java, não muito longe da costa.

A bordo do avião seguiam da Lion Air seguiam 178 adultos, uma criança, dois bebés, dois pilotos e seis hospedeiros de bordo, revela a BBC.

Entretanto, os serviços de resgate da Indonésia encontraram os primeiros cadáveres entre os destroços do avião da Lion Air.

Já o presidente da companhia de aviação fez saber hoje que o aparelho registou problemas técnicos no último voo, mas que foram resolvidos.

A Indonésia, um arquipélago do sudeste asiático de 17.000 ilhas e ilhotas, é altamente dependente de ligações aéreas, sendo que os acidentes são comuns.

Em agosto, uma criança de 12 anos sobreviveu a um acidente aéreo que matou oito pessoas numa área montanhosa da remota província de Papua (leste).

Em dezembro de 2016, 13 pessoas morreram quando um avião militar se despenhou perto de Timika, outra região montanhosa de Papua.

Em agosto de 2015, um ATR 42-300 da companhia aérea indonésia Trigana Air, que transportava 49 passageiros e cinco tripulantes, todos indonésios, caiu nas Montanhas Bintang. Nenhum sobrevivente foi encontrado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório