Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Casal invisual lança o "primeiro DVD cego da história”

Plateia assiste vendada ao concerto dos músicos.

Casal invisual lança o "primeiro DVD cego da história”
Notícias ao Minuto

18:07 - 28/10/18 por Natacha Nunes Costa

Mundo Brasil

Os músicos Fernanda Rosa, de 37 anos, e Mateus, de 42, cantavam há um ano no mesmo coro da Universidade Estadual de Santa Catarina, em Florianópolis, no Brasil, quando se conheceram. Pode parecer estranho, mas, tal como brinca Fernanda, “deficientes visuais dificilmente conseguem ver”.

Conta o site Folha de São Paulo, que o casal foi apresentado em 2009 por uma amiga em comum e desde aí nunca mais se separou. Fernanda convidou Mateus para “fazer um som”, mas o encontro acabou por não ser só sobre música. Alguns meses depois estavam a viver juntos.

Fernanda e Mateus acabaram por formar um duo, batizado por ‘A Corda em Si', em que ele toca contrabaixo e ela canta. Da união, acabou por nascer também Francisco que, neste momento, tem um ano e dois meses e é o único que vê lá em casa.

Apesar de serem invisuais, Fernanda e Mateus têm-se adaptado bem ao crescimento do filho. Cerraram as pernas do berço de Francisco para que ele possa descer do mesmo sozinho; quando ele perde a chupeta ajuda os pais a procurá-la e quando para na rua, normalmente é porque está a ver “um avião no céu”.

E, tal como não podia deixar de ser, a música é também importante para Francisco. Conta Fernanda que, com 15 dias de vida, só uma música composta pelo pai parava o seu choro. Os seus primeiros passos foram acompanhados por uma música feita pela mãe e hoje, tenta cantarolar quando ouve os pais a cantar e tocar violão, que é a sua grande paixão.

Além de estarem focados em transmitir o gosto pela música e pelos sons ao filho, o casal está agora a fazer um tour por algumas cidades brasileiras.

Durante o espetáculo, as luzes são apagadas e os olhos das pessoas sem deficiência visual vendados. Há monitores a ajudar as pessoas a orientarem-se e um narrador que transforma as ações visuais em sonoras, ampliando a compreensão de todo o espetáculo.

“Este tipo de espetáculos estimula o respeito e a reflexão sobre os mundos visual e não visual”, explica Fernanda.

No final de cada espetáculo, o casal acende as luzes e conversa com a plateia.

O casal gravou em setembro o “primeiro DVD cego da história”. ‘Livremente’ foi filmado no escuro e será lançado ao público no próximo mês de novembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório