Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Macron adverte países de Leste que UE "não é um supermercado"

O Presidente de França, Emmanuel Macron, advertiu hoje quatro países do leste da Europa de que pertencer União Europeia implica assumir responsabilidades e defender princípios e não apenas beneficiar de fundos.

Macron adverte países de Leste que UE "não é um supermercado"
Notícias ao Minuto

13:01 - 26/10/18 por Lusa

Mundo Declarações

"A Europa não é um supermercado", mas "um destino comum", afirmou Macron numa entrevista publicada na Hungria, Polónia, Eslováquia e República Checa no contexto da visita oficial que inicia hoje a Praga e a Bratislava.

"Não é possível receber dinheiro do orçamento europeu sem mostrar solidariedade, por exemplo na política de migrações", acrescentou.

"E não podemos pretender reduzir a nossa contribuição para o orçamento europeu sem compreender o que o mercado único nos traz", disse.

O Presidente francês frisou que podem e devem haver diferenças, mas que "os valores devem ser preservados como uma riqueza conjunta".

O Grupo de Visegrado, constituído por aqueles quatro países, tem liderado a oposição dentro da UE a políticas como a da repartição de refugiados.

Macron afirmou também que o projeto europeu "é uma responsabilidade conjunta que permite a todos, não perder mas fortalecer, a sua própria soberania".

O chefe de Estado referiu ainda os processos abertos pela UE contra a Hungria e a Polónia por atentarem contra valores europeus, que podem acarretar a perda do direito de voto nas instituições, frisando que se trata "simultaneamente de uma advertência e de um procedimento que assegura o diálogo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório