Meteorologia

  • 23 SETEMBRO 2021
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 23º

Edição

Mais de 200 mil indonésios precisam de ajuda humanitária após sismo

Mais de 200 mil pessoas deslocadas devido ao terremoto e tsunami que atingiram a ilha indonésia de Celebes precisam de ajuda humanitária, alertou hoje a Cruz Vermelha, no dia que foi concluída a resposta de emergência.

Mais de 200 mil indonésios precisam de ajuda humanitária após sismo

A organização especificou, num comunicado, que agora se inicia o período de recuperação da região afetada, estimado no total em dois meses.

De acordo com os dados oficiais mais recentes, 2.256 pessoas morreram devido ao desastre natural que também deixou 1.309 desaparecidos, embora o número de pessoas a serem localizadas possa ser maior, de acordo com as estimativas das autoridades locais.

"A estação chuvosa está próxima e precisamos entregar tendas o mais rapidamente possível para ajudar a melhorar as condições das famílias que ficaram em acampamentos temporários", disse Andreas Wissenber, coordenador da equipa da organização internacional da Cruz Vermelha.

A chegada da temporada das monções pode aumentar a disseminação de doenças como a dengue ou infeções pulmonares.

"Estamos a formar voluntários para prevenir e controlar epidemias", disse o diretor de gestão de desastres da Cruz Vermelha na Indonésia, Arifin Muhammad Hadi.

No dia 28 de setembro, um terremoto de magnitude 7,5 atingiu a costa da Cebeles e causou um tsunami que atingiu algumas das principais localidades da ilha.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório