Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Grécia abalada por sismo de magnitude 6,8

Sismos de grande magnitude atingiram esta noite de quinta para sexta-feira a Grécia.

Grécia abalada por sismo de magnitude 6,8
Notícias ao Minuto

00:50 - 26/10/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Tremor de terra

Um sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter abalou esta quinta-feira a Grécia. De acordo com os dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), este primeiro sismo foi seguido de outro de magnitude 5,2 e tinha sido precedido por um de magnitude 5, na escala de Richter.

A mesma fonte indica que sismo de 6,8 ocorreu às 01h54 locais (23h54 em Lisboa), a 33 quilómetros a sudoeste de Mouzaki, em Karditsa, com epicentro a 16,6 quilómetros de profundidade no mar Jónico. 

Os outros dois sismos ocorreram a 10 quilómetros de profundidade, a 30 e 56 quilómetros a sudoeste de Lithakia, na parte sul da ilha turística de Zakynthos.

Não há, para já, relatos de feridos ou estragos de maior dimensão, sendo apenas reportadas falhas de eletricidade em algumas zonas.

A Grécia está localizada numa das regiões mais propensas a sismos do mundo, com milhares registados todos os anos, mas poucos causaram feridos ou danos significativos.

O sismo, ainda assim, foi sentido em pelo menos oito países, num raio de 800 quilómetros, de acordo com com o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC).

Foi registado um pequeno tsunami, que não deverá ter efeitos de maior gravidade, de acordo com a mesma fonte, que avisa apenas para a possibilidade de fortes correntes no mar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório