Filho mais velho de Khashoggi já saiu da Arábia Saudita

Salah Khashoggi estava proibido de sair da Arábia Saudita. Riade deverá ter mudado de posição.

Notícia

© Reuters

Anabela de Sousa Dantas
25/10/2018 17:28 ‧ 25/10/2018 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo

Riade

O filho mais velho do jornalista Jamal Khashoggi terá obtido autorização para sair da Arábia Saudita. De acordo com a Reuters, que cita duas fontes próximas da família, Salah Khashoggi saiu do país de avião na quarta-feira. Não foi revelado o seu destino ou outros detalhes sobre a partida.

Salah Khashoggi, que, assim como o pai, beneficia de cidadania norte-americana, estava proibido de sair do país.

Perante as fortes repercussões mediáticas depois da morte do jornalista, nas instalações do consulado saudita em Istambul, o rei Salman e o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, ambos associados ao crime, receberam os dois filhos de Khashoggi, Salah e Sahel.

Na imagem acima, pode ver-se Salah Khashoggi a ser cumprimentado por Mohammed bin Salman.

Sublinhe-se que a Arábia Saudita admitiu, no sábado passado, que o jornalista foi morto nas instalações do consulado. Durante vários dias, as autoridades sauditas mantiveram que Khashoggi saíra vivo das instalações, tendo sido inclusive noticiado esta semana a existência de um "duplo" que saiu do local envergando as roupas do jornalista.

Jamal Khashoggi, recorde-se, entrou no consulado da Arábia Saudita em Istambul, na Turquia, no dia 2 de outubro, para obter um documento para se casar com uma cidadã turca e nunca mais foi visto. No mesmo dia em que o jornalista desapareceu, entraram em Istambul, em dois aviões, 15 sauditas identificados como membros da Guarda Real saudita.

Suspeita-se que estes terão estado envolvidos na morte de Khashoggi, que era uma das vozes mais críticas do poder em Riade, nomeadamente do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman. O jornalista colaborava com o jornal The Washington Post e residia nos Estados Unidos desde 2017.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas