Meteorologia

  • 22 JULHO 2019
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 20º

Edição

Que sinais permitem identificar um pacote ou embalagem suspeita?

A CNN elencou um conjunto de sinais para os quais se deve estar alerta, mesmo sublinhando que este tipo de ataque, via correio, é extremamente raro.

Que sinais permitem identificar um pacote ou embalagem suspeita?

É extremamente raro enviar-se uma bomba ou um agente químico através do correio. Os próprios serviços postais norte-americanos dizem que essa possibilidade é de 1 em cada 10 mil milhões de correspondências.

Ainda assim, estes ataques podem acontecer. Recorde-se que, este ano, um jovem de 17 anos morreu no Texas por causa de um pacote armadilhado.

Nos últimos quatro dias os Estados Unidos têm estado em alerta por causa, precisamente, deste tipo de ameaça.

Nessa senda, a CNN elencou um conjunto de sinais a que os serviços postais e as agências governamentais estão atentos. Alguns destes sinais de alerta podem ser verificados nos exemplares intercetados nos últimos dias, enviados para atuais e antigos altos cargos políticos e outras figuras públicas, assim como para a redação da CNN.

  • Papel do envelope amarrotado ou danificado;
  • Nomes e lugares no remetente mal escritos, estranhos ou sem sentido;
  • Sem rementente;
  • Demasiados selos, carimbos , marcas ou palavras mal escritas;
  • Sons, odores ou vibrações;
  • Embrulho feito de forma rápida e descuidada ou com demasiada fita-cola;
  • Manchas de óleo, sujidade ou vestígios estranhos.

A imagem acima mostra uma das embalagens. Sublinhe-se que todos os pacotes eram semelhantes e tinham como morada de remetente uma democrata eleita na Flórida, perto do gabinete da qual também foi encontrado um pacote suspeito. Mas o seu nome estava mal escrito.

Caso seja encontrado um pacote com estas características, as autoridades americanas aconselham a que não se toque mais na embalagem. A desimpedir-se a área e a chamar a polícia. Depois deve lavar as mãos de imediato, com água e sabão.

Recorde-se que, na quarta-feira, os Serviços Secretos norte-americanos anunciaram que intercetaram engenhos explosivos improvisados enviados para os antigos presidentes Bill Clinton e Barack Obama, o mesmo tipo de dispositivo que também foi encontrado na casa do multimilionário George Soros na segunda-feira.

Ainda na quarta-feira foi intercetado um outro engenho no edifício da Time Warner, onde se encontram os escritórios da CNN em Nova Iorque. E hoje, dois pacotes dirigidos ao antigo vice-presidente democrata Joe Biden foram intercetados em instalações dos correios no estado de Delaware (noroeste dos Estados Unidos). Foi também intercetado um pacote suspeito no escritório da sociedade de produção cofundada pelo ator Robert de Niro

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório