Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

BBC falhou na igualdade salarial entre homens e mulheres

A estação pública britânica BBC falhou na sua obrigação de atribui salários iguais a homens e mulheres com o mesmo cargo, denunciou hoje uma Comissão parlamentar britânica.

BBC falhou na igualdade salarial entre homens e mulheres
Notícias ao Minuto

14:30 - 25/10/18 por Lusa

Mundo Comissão parlamentar

Segundo um relatório publicado hoje pela Comissão de Cultura, Media, Digital e Desporto (DCMS, na sigla em inglês), os salários da BBC são definidos por "um sistema opaco de decisões individuais e arbitrárias".

A investigação da Comissão começou quando a jornalista Carrie Gracie se demitiu do cargo de correspondente em Pequim, em janeiro deste ano, por se considerar discriminada ao receber um salário mais baixo que o de outros colegas masculinos com o mesmo cargo.

A BBC, que na altura admitiu os factos e ofereceu-se para pagar à jornalista os salários em atraso, afirma que esta investigação está atrasada porque já deu início a reformas para assegurar mais igualdade e transparência na atribuição dos salários.

O presidente da Comissão, o conservador Damian Collins, afirmou que a estação tem um "dever ainda maior do que outros no que toca ao respeito da igualdade de géneros" por ser um "guia na vida pública", dever esse que não cumpriu.

"A BBC tem de tomar medidas urgentes para salvar a sua reputação e recuperar a confiança dos seus trabalhadores", acrescentou.

Em julho de 2017, a emissora publicou uma lista dos salários dos seus funcionários que revelou um desequilíbrio entre homens e mulheres por funções iguais e provocou um escândalo.

Os deputados reconhecem os progressos operados este ano pela BBC para remediar ao desequilíbrio salarial, mas pedem mais alterações à situação a partir de agora.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório