Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Turquia vai instalar em 2019 de sistema de mísseis comprado à Rússia

O ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, confirmou hoje a instalação na Turquia do sistema de mísseis antibalísticos S-400, cuja compra à Rússia provocou tensões com os Estados Unidos.

Turquia vai instalar em 2019 de sistema de mísseis comprado à Rússia
Notícias ao Minuto

12:42 - 25/10/18 por Lusa

Mundo Ministro da Defesa

"A instalação vai começar em outubro de 2019. Agora estamos na fase de seleção dos funcionários", que participarão posteriormente numa formação de manobra do sistema de mísseis, na Rússia, disse o ministro à agência de notícias turca Anadolu.

O S-400 é um sistema de defesa aérea de última geração, capaz de abater alvos aéreos a uma distância de 250 quilómetros e mísseis balísticos não estratégicos a 60 quilómetros.

O governo dos Estados Unidos criticou o facto de a Turquia, membro da NATO, ter adquirido um sistema de armamento à Rússia.

No entanto, o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, reconheceu que cada país tem direito a tomar estas decisões.

"É um desafio, e sabemos que há um desentendimento entre a Turquia e os Estados Unidos", disse Jens Stoltenberg em setembro deste ano, acrescentando que para a NATO, o mais importante é que "os diferentes sistemas possam operar juntos".

Vários especialistas avisaram que o uso de armamento russo por um país-membro da NATO pode permitir a Moscovo aceder a dados da Aliança Atlântica.

O ministro da Defesa turco negou essa possibilidade, prometendo que o sistema S-400 vai ser usado de "forma totalmente independente".

"As preocupações dos Estados Unidos e da NATO parecem-nos infundadas. Nunca permitimos que nada prejudique os sistemas dos Estados Unidos nem da NATO, e não vamos permitir que sejam perturbados", acrescentou.

A aquisição dos S-400 levou o Senado dos Estados Unidos a aprovar uma moção que trava as vendas de caças F-35 à Turquia, em junho deste ano.

Hulusi Akar assegurou, no entanto, que esta transação segue o seu curso.

"Quatro pilotos turcos viajaram até aos Estados Unidos e começaram a formação. Estão também cerca de 50 oficiais em curso de formação de longa duração para a manutenção dos dispositivos", assegurou o ministro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório