Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Cineasta ucraniano preso na Rússia vence Prémio Sakharov 2018

O cineasta ucraniano Oleg Sentsov, que cumpre uma pena de 20 anos de prisão na Rússia após se ter oposto à anexação da Crimeia, é o vencedor do Prémio Sakharov 2018, anunciou hoje o Parlamento Europeu (PE) em Estrasburgo.

Cineasta ucraniano preso na Rússia vence Prémio Sakharov 2018
Notícias ao Minuto

10:59 - 25/10/18 por Lusa

Mundo Oleg Sentsov

Oleg Sentsov foi o escolhido pela Conferência de Presidentes do PE numa lista que incluía também um grupo de organizações não-governamentais (ONG) que resgata migrantes no Mediterrâneo e o ativista político marroquino Nasser Zefzafi.

O cineasta ucraniano Oleg Sentsov, nascido em 1976, foi detido em 10 de maio de 2014 em Simferopol, na Crimeia, e condenado por um tribunal russo a uma pena de 20 anos de prisão numa colónia penal por atos de terrorismo, num processo que a Amnistia Internacional qualificou como "um julgamento injusto num tribunal militar".

Sentsov nunca admitiu culpa e em maio iniciou uma greve de forme que durou 145 dias.

O galardão, no valor de 50 mil euros, será atribuído a 12 de dezembro, durante a sessão plenária do Parlamento Europeu.

A oposição democrática na Venezuela foi a vencedora do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento em 2017.

Instituído em 1988, o galardão é atribuído a pessoas que tenham dado uma contribuição excecional para a luta em prol dos direitos humanos em todo o mundo, chamando a atenção para as violações dos direitos humanos e apoiando os laureados e a sua causa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório