Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

No sábado decorre primeira reunião do novo partido de Carles Puigdemont

O novo partido independentista impulsionado por Carles Puigdemont, a Crida (Chamamento) nacional para a República, realiza este sábado uma convenção para marcar a sua fundação, um ano depois da efémera proclamação de independência da Catalunha.

No sábado decorre primeira reunião do novo partido de Carles Puigdemont
Notícias ao Minuto

10:19 - 25/10/18 por Lusa

Mundo Catalunha

Apresentada em julho último, a Crida vai nascer numa convenção em Manresa (Catalunha) em 27 de outubro que será seguida de um congresso constituinte a realizar em Barcelona em janeiro de 2019, poucos meses antes das eleições municipais e europeias que se vão realizar em maio.

A escolha do local da convenção foi feita devido à sua proximidade com a prisão onde estão detidos preventivamente vários políticos independentistas.

O movimento, que se vai transformar num novo partido político, não teve até agora o papel aglutinador de todos os setores separatistas que o seu criador, o ex-presidente independentista Carles Puigdemont fugido na Bélgica, gostaria que tivesse.

O manifesto feito em julho último, que apelava à unidade dos movimentos soberanistas, não despertou a adesão de largos setores independentistas, nomeadamente da ERC (Esquerda Republicana da Catalunha, socialista) nem da CUP (Candidatura de Unidade Popular, extrema-esquerda anti-sistema).

Mesmo no partido onde está a base de apoio de Puigdemont, o PDeCAT (Partido Democrático Europeu da Catalunha), são muito os que têm dúvidas sobre o novo movimento.

A Crida pretende "implementar uma estratégia para tornar a Catalunha num Estado independente, na forma de República, nacional e livre."

O objetivo é o de criar um "movimento soberanista de amplo espetro transversal" que "se cristalize num instrumento político organizado", com todos aqueles que "partilham o objetivo de proclamar a República catalã exclusivamente por meios pacíficos e democráticos".

Um ano depois da decisão do Estado espanhol de intervir diretamente na Catalunha, também a 27 de outubro de 2017, os partidos separatistas continuam a governar esta região, mas dão alguns sinais de divisão, nomeadamente com a CUP a ter retirado o seu apoio ao executivo.

Os independentistas voltaram a ganhar as eleições para o parlamento catalão realizadas em 23 de dezembro último e o presidente do governo regional escolhido, Quim Torra, vai inúmeras vezes a Bruxelas reunir-se com Puigdemont que é considerado por cada vez menos pessoas como o verdadeiro líder da região que está exilado no estrangeiro.

O PSOE (Partido Socialista espanhol) está no Governo em Madrid desde junho último e tem aberto várias vias de diálogo com o executivo nacionalista em Barcelona que continua a defender a separação de Espanha e a criação de uma República independente.

Um grupo de mais de vinte dirigentes independentistas aguardam julgamento, entre eles nove que estão presos, por delitos de rebelião, sedição e/ou peculato pelo seu envolvimento na tentativa separatista falhada do ano passado ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório