Meteorologia

  • 21 ABRIL 2019
Tempo
20º
MIN 20º MÁX 21º

Edição

Declarada maior indemnização de sempre por negligência médica em Espanha

Em causa estará um erro cometido durante um parto.

Declarada maior indemnização de sempre por negligência médica em Espanha
Notícias ao Minuto

09:05 - 25/10/18 por Andrea Pinto 

Mundo Milhões

Os pais de uma criança, hoje com 13 anos, vão receber uma indemnização de 3,3 milhões de euros devido às sequelas de que o jovem padece devido a erros médicos cometidos durante o seu parto, no Instituto Dexeus, um hospital privado de Barcelona, em 2005.

O bebé sofreu uma grave hipóxia - falta de oxigénio no organismo - depois de a equipa médica ter adiado, durante seis horas, uma cesariana de urgência. Como consequência, o bebé ficou com danos irreparáveis no cérebro.

O jovem apresenta um atraso no que ao desenvolvimento das suas capacidades diz respeito, não sendo capaz de fazer nada sem a ajuda de uma terceira pessoa. Teve, ainda, que ser sujeito a diversas operações para minimizar a sua falta de capacidades motoras e cego de um olho.

O El Pais falou com um advogado especialista em negligência médica, Rafael Martín Bueno, que refere que esta indemnização "é importante porque se ajusta aos valores que os pais tiveram que suportar".

Saliente-se que do valor total de indemnização, 1,9 milhões dizem respeito à indemnização em si e 1,4 milhões é dos juros. A seguradora Sanitas, com a qual a família tinha uma apólice, será a responsável por suportar os custos do pagamento, a maior quantia emitida até hoje por um tribunal espanhol por negligência em relação à saúde

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório