Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Pelo menos 26 detidos em confrontos junto ao parlamento argentino

Pelo menos 26 pessoas foram detidas durante confrontos que ocorreram hoje em frente ao parlamento argentino, em Buenos Aires, entre manifestantes e a polícia, enquanto decorria um debate sobre a proposta de orçamento para 2019, marcada pela austeridade.

Pelo menos 26 detidos em confrontos junto ao parlamento argentino
Notícias ao Minuto

23:50 - 24/10/18 por Lusa

Mundo Buenos Aires

Os manifestantes atiraram pedras contra a polícia, que respondeu com canhões de água e gás lacrimogéneo contra as pessoas que estavam nas imediações do edifício do parlamento.

Segundo as autoridades, algumas pessoas sofreram ferimentos e foram transportadas para unidades hospitalares, apesar de não existir informação de nenhuma situação grave.

Os distúrbios começaram na praça junto parlamento, mas acabaram por alastrar-se a outras ruas na zona, com a polícia da cidade de Buenos Aires a efetuar as 26 detenções.

A proposta de orçamento é criticada pelos sindicatos e pela oposição, nomeadamente pelo partido de esquerda da ex-presidente Cristina Kirchner.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) concordou no fim de setembro aumentar o empréstimo à Argentina em 7,1 mil milhões de dólares (seis mil milhões de euros), para 57,1 mil milhões, anunciou o ministro da Economia argentino, Nicolas Dujovne.

O Estado sul-americano garantiu um financiamento de 50 mil milhões de dólares como parte de um acordo negociado com o FMI em junho, depois de ter sido abalado por uma crise monetária, uma corrida ao peso argentino e uma inflação de dois dígitos.

O Presidente da Argentina, Mauricio Macri, tem estado a pressionar para um novo acordo com o FMI para restaurar a confiança dos investidores e reduzir preocupações quanto à capacidade de a Argentina cumprir as suas obrigações de pagamento de dívida no próximo ano.

O FMI é acusado na Argentina de encorajar as políticas que conduziram, em 2001, à pior crise económica que o país alguma vez conheceu, que provocou que um em cada cinco argentinos ficasse no desemprego e que colocou milhões na pobreza.

A organização admitiu que fez vários erros que contribuíram para a implosão económica do país.

Num país com 44 milhões de habitantes, uma parte crescente da população opõe-se à política económica do governo.

Sem uma maioria no parlamento para votar o seu projeto de orçamento de 2019, o Governo está a contar com apoio da oposição peronista moderada.

Se for aprovado pelos deputados, o orçamento será apresentado ao Senado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório