Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Todos os implicados na morte de Khashoggi serão punidos, dizem sauditas

As autoridades sauditas garantiram hoje que todos os implicados na morte do jornalista Jamal Khashoggi, no consulado da Arábia Saudita em Istambul, serão punidos, independente de quem sejam.

Todos os implicados na morte de Khashoggi serão punidos, dizem sauditas
Notícias ao Minuto

14:49 - 23/10/18 por Lusa

Mundo Autoridades

"Foram tomadas medidas para descobrir a verdade e punir as pessoas que falharam nas suas responsabilidades", bem como aquelas "diretamente implicadas" na morte de Jamal Khashoggi, "independente de quem sejam", segundo declarações divulgadas pela agência de notícias oficial (SPA) no final da reunião semanal do governo saudita.

Os 'media' estatais adiantam ainda que o rei Salman bin Abdulaziz e o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman irão receber um filho e um irmão de Khashoggi.

A declaração surge pouco depois de o Presidente turco Recep Tayyip Erdogan ter apelado para o julgamento, na Turquia, dos 18 suspeitos da morte do jornalista que se encontram detidos na Arábia Saudita.

Erdogan, que falava numa sessão no parlamento turco, insistiu no caráter "premeditado" de um "assassínio brutal", contradizendo a versão avançada por Riade, de que se tratou de uma morte acidental.

Um alto responsável dos Estados Unidos, citado sob anonimato pela Associated Press, adiantou, entretanto, que a diretora da CIA, agência de informações norte-americana, Gina Haspel, está na Turquia para analisar o caso.

A vista de Haspel acontece um dia depois de o Presidente Donald Trump se ter manifestado insatisfeito com a explicação avançada pela Arábia Saudita sobre a morte do jornalista.

Jamal Khashoggi, de 60 anos, entrou no consulado da Arábia Saudita em Istambul, na Turquia, no dia 02 de outubro, para obter um documento para se casar com uma cidadã turca e nunca mais foi visto.

O jornalista saudita, que colaborava com o jornal The Washington Post, estava exilado nos Estados Unidos desde 2017 e era um reconhecido crítico do poder em Riade.

No sábado, a Arábia Saudita admitiu que Jamal Khashoggi foi morto nas instalações do consulado saudita em Istambul, depois de, durante vários dias, as autoridades de Riade terem afirmado que saíra vivo do consulado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório